Portal de Imóveis da Serra Gaúcha
O Portal de Imóveis da Serra Gaúcha

Apaixonados por Gastronomia – A Cozinha Ideal
Você gosta de cozinhar? Então você está na matéria certa para entender mais sobre as cozinhas integradas, também conhecidas como americanas, que amolecem os corações dos que gostam cozinhar.
Cresce o número de pessoas que vão para a cozinha, e você sabe o motivo? Cozinhar. Cozinhar é uma das atividades mais relaxantes e gratificantes que existe para quem aprecia. Além de relaxar, traz a sensação gratificante de servir e ver que as pessoas estão apreciando, e, acima de tudo, proporciona um dos maiores prazeres da vida, comer! Mas para ser ainda mais prazeroso e gratificante a todos, o ideal é ter uma cozinha que acolha os apreciadores, deixando o clima da cozinha ainda mais divertido.



Um projeto de cozinha deve ser pensado pelo arquiteto junto aos moradores com mais afinco que todos ambientes da casa, visto que é único, de extrema necessidade e que vai influenciar na funcionalidade e bem estar dos moradores. Sendo assim, vou expor a você leitor, uma das cozinhas integradas que fiz para um cliente que é apaixonado por cozinha. Abaixo, os pontos essenciais que tivemos cuidado no momento do projeto, levando em consideração o programa de necessidades, hábito e perfil do usuário da cozinha e moradores.

PISO:

Porcelanato de fácil manutenção, grande formato, escuro para sujeira não ficar tão evidente, de aparência desgastada e com maior abrasão evitando riscos de tombos em ambiente molhado.

ILUMINAÇÃO Natural:

Próximo as janelas tentar ao máximo colocar as pias e fogões, já que são equipamentos de maior uso e risco relacionados à cortes e queimaduras, diminuindo uso de iluminação artificial diurna.



ILUMINAÇÃO Artificial:

Como resolvemos usar forro de gesso, as luminárias escolhidas foram de embutir, o que facilitam a limpeza. A distribuição foi conforme o layout e função.

FUNCIONALIDADE:

Na cozinha integrada deve se ter maior atenção às circulações, principalmente se estas servirem a outros ambientes ligados à cozinha. Neste caso temos a circulação de quem vem da sala, passando pela cozinha e adentrando na despensa e lavanderia. Foi mantida então uma circulação reta da sala para esta porta e outras em volta da ilha.
A distribuição dos equipamentos fixos vem antes de tudo já que norteiam o layout da cozinha, levando em consideração necessidades como: iluminação natural (pias, fogões e bancadas de corte e preparo); proximidade de um equipamento a outro como fogão e pia, refrigerador e bancada cooktop ou ilha; bancada apoio aos equipamentos itinerantes como processadores, liquidificadores e outros, próximos à pia.



ILHA:

A Ilha é uma bancada solta no centro da cozinha que dá mais liberdade de movimentos do chef e integração com os apreciadores.
Nesta ilha deixei a parte de bancada para o lado do refrigerador, micro ondas e forno, servindo de apoio. O cooktop está para o lado da pia para facilitar no preparo dos alimentos, apoio na hora de servir e limpeza das panelas.

GAVETAS:

As gavetas de talheres, panelas, temperos, panos de prato foram deixados na ilha para facilitar o manuseio. Outras gavetas que guardam luvas térmicas e apoios de pratos quentes, abaixo do forno.

PORTAS DESLIZANTES OU DE CORRER:

São ideais para a manipulação de louças sem interromper a circulação e ainda proporcionam maior visualização do interior do móvel.

PRATELEIRAS e NICHOS:

As prateleiras e nichos são aliados de temperos mais usados, potes de bolachas ou mesmo decoração.

EXAUSTOR:

A exaustão do fogão embutida ou aparente, deve ser pensado antes já que a tubulação aparente precisa ter acabamento e layout diferenciado por assepsia e beleza e a outra fica sob o forro, precisando saber altura para finalizar os móveis.



MATERIAIS E ACABAMENTOS:

Os acabamentos dos móveis são neutros, terrosos, com melamínico amadeirado e granito preto, pensados um a um dentro do contexto para criar uma atmosfera mais aconchegante e ao mesmo tempo descontraída, conforme a personalidade da família. O granito escolhido para os tampos e revestimentos de parede do nicho é preto, que ao mesmo tempo em que traz aconchego e requinte esconde mais os respingos de sujeira de uma cozinha aberta, integrada à sala da casa.

ESPAÇO PARA REFEIÇÕES RÁPIDAS E DIÁRIAS ÍNTIMAS:

Aqui, a família desejava um espaço de refeições próximo à cozinha e que fosse bem despojado para estar junto ao ‘chef’ e ao mesmo tempo atender à churrasqueira que foi completamente revestida para integração com o ambiente de jantar que está ao lado.



Ana De Zorzi
Arquiteta e Engenheira de Segurança e Trabalho
CAU A 49460-7
(54) 3021-6434
(54) 98116-1116
ana_dezorzi@hotmail.com