Portal de Imóveis da Serra Gaúcha
O Portal de Imóveis da Serra Gaúcha

Check List de Vistoria na compra de imóvel
Seja bem-vindo a nossa newsletter sobre arquitetura e decoração. Este canal tem como objetivo, alertar você leitor, para o que realmente é importante em arquitetura e decoração.
Partindo da premissa que arquitetura é única e realmente funciona quando personalizada, elaborei dicas específicas e relevantes para você avaliar seu futuro imóvel. Boa leitura!
Localização: Se você deseja um lugar tranquilo, visite a rua onde está localizado o imóvel. Investigue na Prefeitura sobre feira livre, bem como restaurantes, bares, danceterias, espaço de eventos, que venham a comprometer o descanso, causar incômodos como aglomeração ou tumulto.
É importante informar-se também da proximidade de equipamentos como: parques, praças, escolas, mercados, centros de compras, hospitais e clubes.
Acessibilidade: Você é portador de necessidades especiais ou ainda não suporta escadas ou desníveis, é bom prestar a atenção para os devidos itens:
Acesso pedestre a edificação no futuro
Acesso pedestre da garagem para elevadores
Acesso elevador ao apartamento (existem imóveis que o elevador não encontra-se no mesmo nível do imóvel
Imóveis com salas comerciais embaixo e seu imóvel nas alturas
Caso os elevadores ficarem sem energia ou em manutenção; deverá subir escadas; para menor incômodo, a dica é ficar nos imóveis mais baixos.
Orientação solar x esquadrias: A melhor orientação solar é sentido norte e oeste para Caxias do Sul.
Ao Norte temos mais área de sol, portanto, aquecimento e iluminação natural no inverno e menor propensão a mofos em razão da umidade excessiva e frio.
Visite o imóvel em horários com e sem sol, passe pelo local e observe quais paredes do imóvel recebem sol pleno.
Estanqueidade esquadrias (ruído e conforto térmico): Se o imóvel já é existente, vá nos horários de pico do trânsito; abra e feche as janelas, observe a diferença no ruído. Chegue próximo às esquadrias, caso ouvir algum zumbido, verifique o fechamento da janela, caso permanecer, vai precisar de ajuste. Lembre: onde passa o som, passa vento e água. Se o imóvel for novo, exija da construtora o memorial da incorporadora, lá constará marca e modelo de tudo e você pode sanar suas dúvidas no site de cada fornecedor.
Gelosias: É muito importante porque além de proteger pisos, móveis, cortinas dos raios solares; traz maior privacidade e controle de altas temperaturas.
No verão, após arejar sua casa, abaixe as gelosias após às dez horas da manhã e abra novamente após às sete da noite, você vai sentir a diferença no conforto térmico. Não precisa fechar por completo, pode deixar os furinhos dela para passar um pouco de luz natural.
Tamanho do imóvel: O tamanho do imóvel vai depender muito do perfil do cliente, se você gosta de receber visitas, vai precisar espaço social mais amplo.
Se gosta de cozinhar para os amigos, estude a possibilidade de cozinha integrada com espaço de refeições ou living ou ainda uma sala de churrasco.
Forros de gesso: O forro de gesso, além de fechamento estético onde podemos ter os mais variados desenhos, ajuda no conforto térmico e de iluminação artificial, visto que podemos fazer sancas de iluminação e embutir todo e qualquer tipo de luminária. Além disso, o forro de gesso oferece de forma oculta, toda área de teto para passar cabos de iluminação, calefação, sistemas de áudio e vídeo entre outros cabeamentos necessários para o imóvel.
Sem forro rebaixado – laje aparente: Neste caso se faz necessário avaliar o estilo arquitetônico que será conceito do ambiente. Atualmente, as tubulações aparentes são grandes aliados caso seja o seu desejo laje aparente, sem quebra-quebra para receber iluminação ou outros dutos conforme comentamos acima. O estilo loft e industrial estão cada vez mais presentes, porém é um perfil de público bastante especifico, mais `descolado´.
Pisos: Hoje temos uma infinidade de material oferecidos pelo mercado e a instalação está cada vez mais rápida em razão do sistema construtivo. O piso vai depender da função do ambiente, perfil do cliente, assepsia do local, manutenção, gosto e necessidade de cada indivíduo. A dica número um vai para o piso em réguas de vinil; funcionais, com pouquíssima espessura, de fácil instalação, limpeza e manutenção, piso atérmico e estão com ótimo acabamento e diversos padrões, cores e texturas.
Em segunda opção, para nossa região, fria e úmida, os laminados de madeira ou em melamina pela simples razão de ser um piso menos frio que os cerâmicos.
Em terceiro lugar, os pisos cerâmicos tipo porcelanato com acabamento acetinado que não reflete a iluminação e não mostra tanto a sujeira como os porcelanatos com acabamento polido (versão brilho).
É muito importante lembrar que antes de começar qualquer instalação no imóvel novo, o ideal é procurar um arquiteto, de preferência reconhecido no mercado para realização dos projetos técnicos, orçamentos, contratação de mão-de-obra e acompanhamento da execução destes serviços.


Ana De Zorzi
Arquiteta e Engenheira de Segurança e Trabalho
CAU A 49460-7
(54) 3021-6434
(54) 98116-1116
ana_dezorzi@hotmail.com