Portal de Imóveis da Serra Gaúcha
O Portal de Imóveis da Serra Gaúcha

Fachadas - Materiais de Revestimento
Conforme vimos na matéria anterior, as fachadas possuem alta flexibilidade de mudanças ou reformas em razão da maior quantidade de materiais hoje oferecidos no mercado e dos projetos que estão cada vez mais criativos e em conformidade com as necessidades e possibilidades dos proprietários.




PEDRAS NATURAIS

Resistentes, podem ter aspecto rústico ou atual, dependendo do acabamento. Fácil manutenção.




Fachada comércio

PORCELANATO

Resistente, impermeável, de vários estilos e acabamentos.
Fácil manutenção. Podem ser instalados diretamente na parede ou em estrutura específica para tal com ventilação entre o revestimento e a parede, criando um conforto térmico maior e evitando patologias como infiltrações. Revestimento 3D.





AÇO CORTEN

Resistente, moderno, acabamento belíssimo, aparência enferrujada, rara manutenção. Flexibilidade de projeto e design com corte a laser.




Fachada com chapas de aço corten com design perfurado

PINTURA

A pintura é um das práticas mais utilizadas para quem não quer investir muito a curto prazo, porém a manutenção é mais frequente, ainda mais se a cor for mais forte e a insolação for maior, ocorrendo desbotamento. Em contrapartida podemos arrojar mais nas cores criando um visual mais significativo.






Loja em Miami Design District





MOLDURAS PARA FACHADAS

Molduras em EPS (isopor), cimento ou resinas de alta resistência e de fácil aplicação. Mudam a fachada de forma rápida.







MADEIRA

Resistente e durável, deve-se tomar alguns cuidados ao adquirir como espécie e aplicabilidade. Precisamos nos assegurar que ela conte com tratamento contra xilófagos, fogo, radiação e umidade. Alta flexibilidade de projeto.





ACM

Painéis em alumínio composto que são usados como revestimento de fachadas, portanto deve ser fixado em paredes de alvenaria. É um material leve, durável, moderno e de rápida instalação. Sistema de obra limpa.







AÇO

Traz soluções inovadoras para fachadas com produto que reúne design, qualidade e durabilidade. É possível personalizar cores, estampas e paginações. Sistema de obra limpa.


Fachada de metrô em Amsterdam


Fachada loja H & M – chapas sanfonadas aço



TELHAS METÁLICAS COMO VEDAÇÃO E REVESTIMENTO DE FACHADA(residencial, comercial e industrial)

Aço galvanizado, galvalume, alumínio, aço inox – eis os materiais mais comuns das telhas metálicas. O primeiro tem ótima resistência às dobras e dificilmente se rende à oxidação. O galvalume desponta como alternativa boa (e barata), capaz de manter a aparência até sob ação da maresia. Cores são bem vindas.

A pintura eletrostática das telhas usa pistolas para uma melhor distribuição do pigmento. Na sequência, elas secam numa estufa a 200 °C. Este conjunto de ações funciona como uma camada extra de proteção e aumenta a resistência das peças.Fácil manutenção.

Resistentes, as telhas metálicas não exigem muita atenção. Há apenas uma exigência na hora da instalação: remover eventuais limalhas para que não iniciem pontos de oxidação. No mais, a limpeza anual de calhas e rufos é suficiente.



ALUMÍNIO

Folha de alumínio dourada, anodizada.
As lâminas de alumínio produzidos em diversos formatos, são duráveis e sua pintura tipo automotivo eletrostática é muito resistente à maresia, poluição e outros agentes, permitindo que com a limpeza periódica , fiquem com aspecto de novas. Outra vantagem é a facilidade de serem retiradas futuramente para nova pintura especial.
Caso queira pintar ou repintar o alumínio com tinta acrílica também pode desde que tenha um bom prime e limpeza especializada.
Além disso existem as tintas térmicas, tecnologia que tem conquistado seu espaço na construção barsileira, esta tinta promete reduzir a absorção de calor.





HPL – High Pressure Laminate

É um painel laminado de alta pressão, sua composição abrange no núcleo, várias folhas de papel kraft impregnadas com resina fenólica, camada externa constituída por um papel decorativo e um overlay que são impregnados com resinas melamínicas.

O resultado é um painel de alta resistência a impactos, ao calor, às maresias, à umidade, à radiação solar e imune à corrosão e decomposição, além de ser “anti pichação” ? as tintas utilizadas por pichadores podem ser facilmente removidas por meio de solventes.

Sua instalação pode ser executada em painéis metálicos (alumínio, aço ou similares), eliminando etapas como reboco e pintura, e proporcionando uma obra mais prática e rápida.







Ana De Zorzi
Arquiteta e Engenheira de Segurança e Trabalho
CAU A 49460-7
(54) 3021-6434
(54) 98116-1116
ana_dezorzi@hotmail.com