Portal de Imóveis da Serra Gaúcha
O Portal de Imóveis da Serra Gaúcha

Reformar
Reformar nunca esteve tão em alta e isso se dá quando o proprietário não quer deixar o imóvel por vários motivos, seja porque você gosta do imóvel que você reside ou trabalha, pela localização, tamanho do imóvel, orientação solar, conforto que proporciona, valor sentimental, valor de investimento cada vez maior no metro quadrado por um imóvel novo em razão do crescimento dos centros urbanos, vista, vizinhança, valorização do imóvel para venda.

Porém sabemos que os materiais como pisos, revestimentos, móveis, luminárias, pintura, elétrica, louças e metais sanitários, tem uma vida útil e quando ela vai chegando ao fim tanto no aspecto funcional como no estético, precisamos substituir e aí então, entra a reforma, que pode ser pequena ou não, dependendo da necessidade.

Sendo assim, é preciso planejar. O ideal é que se fizesse uma reserva de caixa para tal, afim de não pegar desprevenido. Hoje, existem também, várias possibilidades de seguros, empréstimos, financiamentos e consórcios para reformar; é preciso se informar para saber o que é mais coerente para você.

O próximo passo é contratar um profissional da área, arquitetos em geral com mais de cinco anos de profissão, já possuem experiência nas questões de planejamento, quantificar e realizar orçamentos de materiais conforme a necessidade e padrão de cada cliente, além de acompanhar a qualidade da reforma, cronograma e tempo estimado.

Algumas pessoas dizem que arquiteto gasta demais, errado, arquiteto vai gastar o que o cliente estiver disposto. Você deseja fazer uma reforma mas não tem idéia de quanto será o seu investimento...Contrate um arquiteto para um estudo de projeto e orçamentos; no estudo de projeto o valor dos serviços é bastante reduzido por não haver detalhamentos gráficos e sim um ´esboço´ de projeto e um bom Memorial Descritivo, onde ali estarão descritos o padrão dos materiais, produtos envolvidos e suas quantidades; assim você terá uma margem de erro muito pequena de orçamento, de 5 a 10%, e que no decorrer do processo do projeto detalhado pode ser ajustado afim de manter o valor bem próximo daquele realizado no estudo de projeto.

Outra ressalva para contratar um arquiteto é que ele sabe as etapas que pesam mais na reforma e vai te orientar a fazer mais por menos. Sabe por exemplo, o tipo de piso mais durável conforme seus hábitos e fluxo de pessoas, atividade e com um investimento ideal para cada padrão, usar produtos com design atemporais – que permeiam vários anos e tendências, papel parede e tecidos que vão ressaltar seu ambiente com menor investimento, entre outras técnicas que a experiência de quem trabalha na área possui.

Além dos aspectos funcionais e estéticos que clamam pela reforma, existe também a segurança como em materiais, Prevenção e Proteção contra Incêndio (PPCI) ou da segurança do trabalho no caso de escritórios, comércio, indústria e atividade hoteleira, quando a legislação muda, quando se acresce uma função na empresa que não existia ou quando existe desgaste ou vencimento do prazo de validade.

Outro motivo para reformas e mais importante de todos, é a saúde!!!





Antes



Na Amêndoa Doce, farmácia de manipulação, conservamos alguns mobiliários, com nova disposição de layout e inserimos uma nova proposta de atendimento, mais humana e descontraída para o público e funcionários, de mesa e cadeiras, e ainda deixando o ambiente visivelmente mais leve e com melhor circulação.

Sabemos que o ambiente de trabalho deve proporcionar além de bem-estar, saúde e prevenção de riscos de doença e acidentes ao seu funcionário....Pois é, é isso que o Engenheiro de Segurança do Trabalho ( que são arquitetos e engenheiros com especialização) cuida pra você, fazendo visita técnica, inspecionando o local, analisando conforme as Normas Regulamentadoras do Trabalho e elaborando um laudo anual com as instruções, legislação e Equipamentos de Proteção à saúde do trabalhador conforme o ambiente e funções destinadas a cada funcionário. Este laudo se chama PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e serve para proteger seus funcionários de doenças ocasionais do trabalho e você, empregador, de causa trabalhistas.

No laudo do PPRA, o Engenheiro de Segurança do Trabalho vai descrever, caso tenha a necessidade, das alterações que devem ser realizadas no ambiente de trabalho conforme a legislação e cada local, com a data prevista para alteração dependendo da importância da causa. Na sua maioria, não chega a ser reforma, porém em alguns casos, se enquadra em pequena reforma e nada melhor que um olhar técnico para alertar. Instalações elétricas muito antigas, tomadas fora do padrão de segurança são riscos para ocasionar um incêndio, faz-se necessário se prevenir.

Portanto, a reforma não existe somente em razão da estética, ela é funcional e preventiva de segurança!

Vamos lembrar e dar a devida importância a ela.



Ana De Zorzi
Arquiteta e Engenheira de Segurança e Trabalho
CAU A 49460-7
(54) 3021-6434
(54) 98116-1116
ana_dezorzi@hotmail.com