Portal de Imóveis da Serra Gaúcha
O Portal de Imóveis da Serra Gaúcha

Retail Design: Design de Varejo
Você sabe o que é Retail Design... Qual a importância de um Retail Design para o seu negócio...

Um projeto de espaço comercial há muito tempo deixou de ser somente um expositor de produtos e já faz parte da máquina econômica reconhecer que essa hibridização aponta a busca por novas ideias e estratégias nos projetos comerciais, com fortes instrumentos para definir uma marca ou produto no imaginário do consumidor.

Retail Design é uma estratégia arquitetônica e de design para alavancar vendas. Isso mesmo, onde se pensa no ponto de vendas – localização, processo de criação, produção do conjunto da loja, analisando tudo ao mesmo tempo como mobilidade, design, setorização, comunicação visual, produto, iluminação, materiais, cores, sistemas de áudio, equipe de vendas... E por aí vai!

E como isso acontece... Através de um estudo detalhado por parte do aruiteto com o varejista, a fim de entender o negócio como um todo: produto, perfil do cliente, conceito da marca entre outros que vão direcionar o arquiteto para criação do ambiente, atendendo a todas as características da marca e do local.

A necessidade é aliar a arquitetura técnica, estética, design, fluxos, merchandising, branding, sensação espacial, tendências, comportamento do consumidor global e local perante a marca e aos acontecimentos políticos, culturais e sócios econômicos, SKU – proposta com equipamentos e mobiliários flexíveis para novos layouts na mesma loja para acompanhar a rapidez do mundo moderno.

Para acompanhar a rapidez do mundo moderno como as redes sociais ou tempo líquido, onde tudo muda, se desfaz e se reinventa muito rapidamente, se faz necessário criar formas de ganhar o coração do cliente. A arquitetura tem esse poder de atrair para o interior da loja através da fachada e fazer permanecer pela ambientação interna vinculada a um conceito voltado para o seu público alvo.

É bom lembrar que o varejo precisa de renovação de tempos em tempos, seja para acompanhar as influências políticas, culturais e sócios econômicos, para atingir outro público ou por outros motivos, afinal, o consumidor também se renova.

Um exemplo forte de renovação, é a Galeria Melissa, ela muda conforme a coleção. A Galeria Melissa de São Paulo, inaugurada em 2005, já recebeu mais de 30 roupagens diferentes, mudando interior, layout, decoração, comunicação visual, vitrine, fachada e ou toda a Galeria.









Um exemplo forte de apelo varejista, é a marca norte-americana Abercrombie & Fitch, marca de roupas casual, informal, jovem e sensual, que nasceu em 1892 com a proposta de roupas casual esportiva e de caça e que a partir de 1990 se transformou para atingir outro público: o jovem. Para reconhecimento da marca, a arquitetura leva ar de contemporaneidade e clima de festa jovem, muita sombra e luz de diferentes focos direcionada apenas nos produtos.

A decoração da marca Abercrombie possui apelo sensual, modelos jovens e lindos estão por toda a loja, na calçada recepcionam os clientes com cuecas boxer, sunga, calça jeans surradas, sem camisa ou se for inverno, casaco aberto sem camisa embaixo e calça jeans, expondo abdômen sarado. Assim como os vendedores e os grandes painéis decorativos no interior da loja aliados a música jovem do momento com volume alto.







Mas não são somente marcas voltadas para o público infanto-juvenil e jovem que apelam no conceito, as grandes e elegantes marcas do mercado mundial como Chanel utiliza a arquitetura-design como atrativo: o RENTAIL DESIGN.
A flagship da Chanel em Amsterdã é um belo exemplo disso, com uma fachada exótica e atemporal, descreve bem seus 600 m2 de uma loja conceito; trazendo inovação principalmente na fachada. A fachada faz parte de um prédio típico Holandês, porém completamente reconstruída em vidro , sim, vidro imitam os tijolinhos holandeses com o mesmo traçado da fachada do prédio residencial. Tecnologia inusitada visto que o material que uniu os tijolinhos é tão transparente quanto eles e conseguimos enxergar da fachada, todo interior da loja e seus produtos.





Retail Design é isso, alavanca de vendas, agradando o consumidor e o varejista!



Ana De Zorzi
Arquiteta e Engenheira de Segurança e Trabalho
CAU A 49460-7
(54) 3021-6434
(54) 98116-1116
ana_dezorzi@hotmail.com