Portal de Imóveis da Serra Gaúcha
O Portal de Imóveis da Serra Gaúcha

Tendências na DECOR de 2018: O Retorno às Raízes
Final de ano chegando e 2018 se aproximando...
sendo assim, resolvi escrever pra você leitor, as últimas tendências em arquitetura de interiores e decoração para o novo ano que bate à porta.
A tendência para 2018, é o retorno às raízes, busca pela paz interior, equilíbrio emocional, necessidade de espaços com atmosferas relacionadas, mais do que nunca, ao descanso, relaxamento e conforto! E o que ditou isso foi o corre-corre dos dias modernos, onde todos encontram-se estressados com o acúmulo de trabalho e funções que o momento mundial exige.
Em razão desse desgaste generalizado, pesquisas de marketing apontaram que o mais importante agora é agradar os sentidos de visão e tato, os mais poderosos na relação com o mundo. Sendo assim, a indústria traz materiais das mais diversas formas, texturas, cores que sejam relaxantes e que em algum momento, faça você se identificar com o seu passado. E mais...o conforto é a bola da vez, como foi citado na Feira Isaloni Milão já em 2014, na Mostra Maison Objet Paris 2017, e na Casa Cor São Paulo 2017, onde estive para estudar as tendências.

FORMAS
Aparecem curvas suaves e contínuas, em mobiliários e na forma arquitetônica. A forma orgânica está de volta com o conceito de floresta urbana; a busca pela natureza é marcante nos ambientes fechados, seja na presença de hortas, flores, folhagens ou na leitura de projetos e objetos.

*HORTAS - STOKOLM HOUSE VASOS - WIENER SILBER PUFES EM JUNCO FEIRA ISALONI MILÃO ACERVO REVISTA CASA VOGUE ACERVO ARQUITETA

MATERIAIS
Madeira, aço, ferro, bronze, latão (os metais se tiverem aparência de usados, melhor!), cristal, vidro, cerâmica (de preferência artesanato), barro e tudo o que remeter ao passado.
CERÂMICA COM FORMAS IRREGULARES E TONS SUAVES ESMALTADAS E CHAPEADAS DA MARCA HAAM



E para remeter ao passado, as aparências são desgastadas ou envelhecidas, sejam nos pisos cimentícios, vinílicos, porcelanatos e cimento queimado ou nos tecidos, papéis de parede, tapetes e carpetes seguem com padrões incríveis em acabamentos. As laminas nos móveis, remetem à natureza, que neste próximo ano invade os ambientes internos.
A pintura em paredes, pisos e móveis se destacam pela suavidade, tons claros e neutros predominam em 2018.
Tramas naturais seja em palha, ratan, junco com efeitos artísticos seguem em alta, tanto nos móveis, luminárias ou objetos de decoração.

*POLTRONA E LUMINÁRIAS EM JUNCO – FEIRA ISALONI MILÃO - ACERVO ARQUITETA

E ainda temos muito presente as técnicas de oxidação dos metais em pisos, paredes, objetos e revestimentos, tudo para relembrar o passado.


TEXTURAS & APARÊNCIAS
O desgastado, o imperfeito = fuga do equilíbrio perfeito, está valendo!!!
Resgate da memória afetiva com o passado é forte tendência, porém com acabamentos mais suaves, menos rígido e perfeccionista.
*TABLEWARE MARCA RUSSA FUGA inspirados nos objetos tradicionais russos. São vasilhas, tábuas e pratos em madeira com tratamento especial para resistência e coloração negra ACERVO REVISTA CASA VOGUE

TECIDO VELUDO
O tecido queridíssimo para o próximo ano vem arrasando nas cores e estampas, é o veludo. Com toque macio (tato) e visual luxuoso porém ¨cool¨(visão), desprovido do clássico. Lisos, florais, estampados, altos e baixos relevos ou drapeados.

*ACERVO REVISTA CASA & JARDIM


CORES
Todas as cores com tons suaves, leves, águas, aquarelados.Mas quem ¨manda¨ mesmo em 2018, é o Rosa! Rosa em tons terrosos, cinza rosados, todos pastéis, claros, porém empoeirados, nostálgicos.

*ACERVO REVISTA CASA & JARDIM


Ana De Zorzi
Arquiteta e Engenheira de Segurança e Trabalho
CAU A 49460-7
(54) 3021-6434
(54) 98116-1116
ana_dezorzi@hotmail.com